Por: CGNews/Redação
Até o dia 5 de setembro os moradores de Aparecida do Taboado poderão dar sugestão sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico apresentado em consulta pública. O documento serve como estudo de viabilidade técnica que a Prefeitura pretende usar para abrir o processo de licitação da empresa que irá administrar o fornecimento de água e esgoto na cidade.
Nesta consulta pública, integrantes do movimento SOS Rio Paraná encontraram o plano do município de construir um emissário e frigorífico ao lado da área turística da cidade, próximo a ponte rodoferroviária.
“Estamos fazendo uma campanha para alterar isso. É uma forma de buscar uma comoção social para mostrar para a população que isso não pode acontecer, pois o esgoto do frigorífico será despejado na área de praia do Rio Paraná, ponto turístico da cidade”, explicou a presidente da organização, Leila Mussi.
Resposta – A assessoria de imprensa de Aparecida do Taboado explicou que após o encerramento da consulta pública o documento apresentado como sugestão do plano será revisado. “O documento apresenta o diagnóstico do município, que abrange desde o abastecimento de água até o tratamento e destinação adequada do esgoto, visando promover o desenvolvimento socioeconômico, a saúde pública e a preservação ambiental”, pontuou.
O secretário adjunto de Obras, Allison Alves Rodrigues Souto, ressaltou a importância de ouvir os moradores neste momento. “A abertura da consulta serve justamente para que a população opine e a empresa responsável fará todas as considerações para que o município possa usufruir do melhor custo-benefício para execução dos serviços de água e esgoto”.
Um Órgão Colegiado de Saneamento Básico está sendo formado até o dia 05/09, e a partir desta data, o plano será finalizado e encaminhado para Audiência Pública. De acordo com a Lei 1641 de 05 de outubro de 2020, o Órgão terá como atribuição auxiliar o poder Executivo na formação da Política Municipal de Saneamento Básico.