Por: Kamilla Ratier, SES/Redação
Em alusão ao Dia Mundial e Estadual de Segurança do Paciente, celebrado no dia 17 de setembro, a SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária, realiza nesta terça-feira (5) a web aula “Processamento de produtos para a saúde com foco na segurança do paciente” por meio da Plataforma Telessaúde MS. A transmissão tem início às 9 horas e é voltada aos profissionais aos profissionais dos Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul.
O objetivo da transmissão é discutir sobre a temática do processamento de materiais com foco na segurança do paciente. Conforme a gerente técnica de serviços de saúde da SES, Aline Schio, a segurança do paciente permeia por um conjunto de ações que levam a uma assistência mais segura e saber como os instrumentais e outros materiais são limpos e desinfetados/esterilizados antes de serem utilizados é de extrema importância, pois ajuda a prevenir infecções e outros eventos adversos.
“O objetivo principal é que estes profissionais possam aperfeiçoar suas ações relacionadas a limpeza e esterilização de produtos e com isso tornar o cuidado ao paciente mais seguro e com maior qualidade, reduzindo danos relacionados ao uso inadequado destes materiais”, explica Schio.
Durante a web serão abordados temas como o estabelecimento de fluxos seguros de trabalho, o monitoramento do processo de limpeza, rastreamento da esterilização e indicadores de qualidade.
A abertura será realizada pela gerente técnica de serviços de saúde da SES, Aline Schio, e as palestras serão ministradas pelas enfermeiras, Leidiane Rodrigues Pimentel e Neiva Regina Rocha. O acesso à web aula pode ser feito através do link: https://participe.saude.
Programa Nacional de Segurança do Paciente
Instituído em 2013, o Programa Nacional de Segurança do Paciente foi criado para contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do país e tem como objetivo promover a cultura da segurança do paciente por meio de ações voltadas para a prevenção de eventos adversos e para a melhoria contínua da qualidade dos serviços de saúde.