Por: CGNews/Redação
Luis Gustavo, Marcos Antônio e Pethrus Reis embarcaram para aventura na Tailândia (Foto: Izamara Nunes Albuquerque).
Sair de Mato Grosso do Sul não é algo recorrente na vida dos estudantes Luis Gustavo, Marcos Antônio e Pethrus Reis. Quem dirá sair do Brasil. Direto da escola pública para a cidade de Bangkok, na Tailândia, os garotos conquistaram um feito inédito para a Escola Estadual Carmelita Canale Rebuá, em Miranda. A cidade está a 208 quilômetros da Capital.
Eles conseguiram ser classificados para a segunda fase da Olimpíada Internacional de Matemática. Carregando uma bandeira do Estado, da cidade e do Brasil, eles embarcaram no Aeroporto de Campo Grande nesta semana para viver algo que nunca pensaram ser possível.
Com a expectativa nas alturas, os alunos contaram que estão amando todas as novidades. “Para gente está sendo o maior prazer sair do país, conhecer um novo lugar, com cultura nova”, disse Pethrus. Marcus comenta que essa é a primeira vez que andou de avião. “Está sendo legal, conhecer um lugar novo, tem que sair mesmo, explorar tudo”. Para Luís, o que o preocupa é o medo em relação à língua estrangeira. “Estamos muito nervosos pela língua ser diferente e ser tudo diferente”.
Estudantes farão prova da 2ª etapa da Olimpíada Internacional de Matemática (Foto: Izamara Nunes Albuquerque)
A classificação veio do resultado na OIMSF (Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras), em 2024. Ao todo, sete alunos ganharam passe livre para a Tailândia, mas apenas os garotos conseguiram embarcar nessa aventura. Emanuelli Trindade Moreira, Isabelly Nascimento da Silva, Jhonatan Levino Castro Villalba, Santos de Souza e Lemos da Costa vão torcer pelos colegas por aqui. As provas serão do dia 22 a 26 de fevereiro.
Além da viagem, o grupo foi premiado com medalha de bronze e Menção Honrosa. Quem acompanha os alunos na jornada é a diretora da escola, Izamara Nunes Albuquerque. É ela quem registra todos os momentos dos meninos fora do Brasil, cada nova experiência é fotografada para mandar aos pais.
Antes do destino final, Luis, Marcos, Pethrus e Izamara fizeram conexão em Paris (Foto: Izamara Nunes Albuquerque)
Para se preparar para a prova, os três usaram o período de férias e estudaram junto à professora de matemática, Nayara Monaco, para chegarem preparados na disputa.
A competição é uma das mais prestigiadas do mundo e reúne jovens talentos de diversos países. Para os garotos, essa é uma oportunidade de expandir horizontes acadêmicos e culturais.