Por: Idest/Redação
Um produtor rural de Coxim foi autuado e multado em R$ 10,5 mil nesta quarta-feira (01) devido a um caso de maus tratos a bovinos em sua propriedade. A ação foi realizada por uma equipe de fiscalização da Polícia Militar Ambiental (PMA), em conjunto com uma médica veterinária da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), que constataram a grave situação de negligência com os animais.
A equipe de fiscalização, após receber uma denúncia, deslocou-se para o local, onde constatou a situação alarmante. Os policiais encontraram 21 animais desnutridos, vivendo em condições precárias, sem a alimentação necessária para sobrevivência.
Durante a vistoria, ficou evidente que a propriedade não dispunha de pastagem, seja ela nativa ou plantada, e que o proprietário não havia tomado medidas apropriadas durante o período de escassez de chuva. Além disso, os cochos de alimentação estavam secos e vazios, contradizendo as alegações do dono de que os animais recebiam alimentação adequada.
A médica veterinária que acompanhou a fiscalização revelou que o produtor rural já havia sido orientado a fornecer a alimentação necessária para os animais em outras três ocasiões, nos meses de agosto, setembro e outubro de 2023. Apesar das advertências anteriores, as condições dos animais permaneceram degradantes, o que resultou na decisão de tomar medidas mais rigorosas.
Diante dos fatos, o produtor rural foi detido e recebeu voz de prisão por crime de maus tratos a animais.