Ao que tudo indica, parece que o mundo fictício e o mundo real estão cada vez mais interligados. Essa proposição baseia-se na ideia de que, recentemente, alguns pesquisadores descobriram que as plantas podem emitir som quando sofrem algum tipo de estresse.
Sim, é isso mesmo que você acabou de ler! De acordo com esse estudo, que foi divulgado em Israel no dia 30 de março deste ano por pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, as plantas possuem a capacidade de emitir alguns ruídos ultrassônicos.
A pesquisa indica que esses sons são transportados pelo ar de maneira que diversos vegetais e outros tipos de animais possam ouvir quando as plantas sofrem alguma situação estressante, seja por meio de corte, mordidas ou falta de água.
O que são os ruídos das plantas?
De acordo com o que foi divulgado pelos cientistas, os sons são produto de bolhas de ar nos tecidos vegetais. Nesse sentido, essas bolhas de ar acabam estourando devido às mudanças na composição dos líquidos, um processo que se chama “cativação”.
No entanto, esse estudo recente conseguiu descobrir que os sons não se limitam somente ao interior das plantas, propagando-se, também, pelo ar. Os sons das plantas podem atingir distâncias de até 5 metros!
Mas será que todos os animais consegue ouvir o som que as plantas emitem?
Quais animais ouvem os sons que as plantas emitem?
De acordo com o estudo, os sons que as plantas emitem podem ser considerados um tipo de comunicação.Um dos pesquisadores explica que:
“Se as plantas emitem sons transportados pelo ar, esses sons podem desencadear uma resposta rápida em organismos próximos, incluindo animais e plantas.”
No entanto, como os sons são ultrassônicos, ocorrendo em frequências superiores a 20 mil Hertz, os seres humanos não possuem a capacidade de ouvi-los.
Todavia, alguns animais, como morcegos, mariposas e camundongos têm a capacidade de ouvir o som das plantas.