Por: CGNews/Redação
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) manteve, no fim da tarde desta segunda-feira (8), a suspensão total de atividades em oito municípios do Estado. Entre eles, estão os campi de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas. A medida leva em consideração a greve nacional que reivindica melhorias salariais e na carreira pública de professores e técnicos.
Já as unidades de Naviraí e Nova Andradina irão continuar com as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos docentes que optaram pela não adesão ao movimento.
De acordo com o comunicado, a paralisação ocorrerá entre os dias 8 a 12 abril e abrange as atividades administrativas, desde que a não adesão ao movimento seja voluntária do servidor.
Ainda segundo o texto, a medida deverá promover a manutenção das atividades eletivas, que variam para os cursos de Engenharia Mecânica; Administração, Manutenção e Suporte em Informática; Assistente Administrativo; Operador de Computadores e Idiomas.
As direções do IFMS nos municípios estão se manifestando no próprio portal do instituto, com publicações de comunicados que serão atualizadas ao decorrer da greve. A maior adesão apurada até o momento é em Corumbá, onde 78% dos funcionários estão parados, segundo comunicado da direção-geral do campus.
Conforme afirmou Shirley Araújo, coordenadora do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), uma reavaliação sobre a duração poderá ser feita no decorrer da semana.