Herança genética ou hereditariedade é o processo pelo qual um organismo ou célula adquire ou se torna predisposta a adquirir características semelhantes ao organismo ou célula que o gerou. Além das características físicas, como cor dos olhos e da pele, algumas doenças e distúrbios também estão associados à herança genética. A seguir, veja alguns deles:
1. Daltonismo
O daltonismo causa alterações na percepção de cores, principalmente de tons de azul, verde e vermelho. Ele é provocado pelo gene recessivo d, que está situado no cromossomo X.
2. Hemofilia
A hemofilia é uma doença que provoca alterações na coagulação sanguínea, gerando frequentes hemorragias. Ela é determinada pelo gene recessivo h, situado no cromossomo X.
3. Anemia Falciforme
A anemia falciforme é caracterizada como um distúrbio que faz com que os glóbulos vermelhos do sangue fiquem deformados. Nesse caso, o portador da anemia herdou de um dos pais o gene para hemoglobina A (normal), e do outro o gene para a hemoglobina S (característica da anemia falciforme).
4. Fibrose cística
A fibrose cística é caracterizada pela produção de suor com alta concentração de sal e de secreções mucosas anormais. Ela pode ser transmitida pelo pai ou pela mãe, mesmo que nenhum dos dois manifestem a doença.
5. Albinismo
O albinismo é uma anomalia genética na qual ocorre um defeito na produção de melanina (pigmento). Esta anomalia é a causa da ausência total ou parcial da pigmentação da pele, dos olhos e dos cabelos. O albinismo aparece com a combinação dos dois pais portadores do gene recessivo.
6. Cegueira noturna
A cegueira noturna ou nictalopia é uma condição genética que resulta na dificuldade ou na impossibilidade de enxergar em ambientes escuros. Esse problema é um sintoma de diferentes doenças que acometem o globo ocular. A cegueira noturna pode ser hereditária ou causada por alguma deficiência nutricional. No caso da hereditariedade, ela está relacionada com o cromossomo X.
Fonte: Portal EdiCase