Início » Governo de MS defende fortalecimento da Cadec para garantir cumprimento da Lei da Integração

Governo de MS defende fortalecimento da Cadec para garantir cumprimento da Lei da Integração

by Redação

Por: Lucas Cavalheiro, Comunicação Vice-governadoria/Redação

O Governo de Mato Grosso do Sul reforçou, nesta quarta-feira (26), durante a 23ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel/Sudeco), o pedido para que as instituições financeiras cumpram rigorosamente a legislação que rege as relações de integração na agropecuária.

A solicitação foi direcionada ao Banco do Brasil e diz respeito a Resolução CMN nº 5.195/2024, que determina que as operações de crédito destinadas à integração produtiva respeitem as normas da Lei nº 13.288/2016, conhecida como Lei da Integração.

Ao se manifestar como conselheiro, representando o governador Riedel, o vice-governador José Carlos Barbosa, Barbosinha, destacou a necessidade de agentes financeiros atenderem a Resolução CMN nº 5.195/2024, incluindo como pré-requisito para liberação de crédito, a conformidade das integrações com a lei federal, especialmente no que se refere ao funcionamento eficaz das Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs).

“Nosso governo tem compromisso com os pequenos produtores e com a sustentabilidade das cadeias produtivas. É fundamental que a CADEC seja respeitada como instrumento legal e democrático de equilíbrio na relação contratual entre integradores e integrados. Não é razoável que o crédito público seja concedido sem essa verificação prévia”, afirmou Barbosinha.

O secretário de Estado da Semadesc, Jaime Verruck, que também integrou a comitiva do Estado, lembrou que a existência da Cadec é prevista por lei e deve ser parte integrante dos contratos de integração, garantindo voz aos produtores no acompanhamento das condições de produção, contratos, padrões de qualidade e investimentos.

“Precisamos proteger o produtor que está na ponta, executando a atividade. A Cadec garante transparência e justiça nessa relação, e o que estamos pedindo aqui é que os bancos cumpram o que já está previsto em lei”, ressaltou Verruck.

A 23ª Reunião Ordinária do Condel/Sudeco, realizada no receptivo oficial do Governo de MS, também teve como foco a aprovação de diretrizes e políticas externas à promoção do desenvolvimento sustentável e fortalecimento de setores estratégicos da economia regional.

Durante o encontro, o Banco do Brasil apresentou um balanço das operações com recursos do FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste), entre outubro de 2024 e janeiro de 2025. Mato Grosso do Sul registrou 8 operações contratadas com valor igual ou superior a R$ 10 milhões, totalizando R$ 158 milhões em financiamentos.

A reunião também contou com a presença do secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável e superintendente de Produção Agropecuária, Rogério Beretta, além dos técnicos da Semadesc, Augusto Castro e Edson Ize, que acompanharam as discussões e reforçaram o posicionamento do Estado em defesa do fortalecimento da Cadec e do cumprimento da Lei da Integração nas operações de crédito.

O Governo do Estado reforça seu compromisso com o desenvolvimento equilibrado do setor produtivo, garantindo que a expansão econômica esteja sempre aliada à justiça contratual e à valorização do produtor rural.

Foto: Lucas Cavalheiro

EM PAUTA MS– Todos os direitos reservado à Paulo Azevedo Webdesigner.