Início » Gestores estaduais serão capacitados por meio do Programa de Estágio do Governo de MS para gerenciar projetos

Gestores estaduais serão capacitados por meio do Programa de Estágio do Governo de MS para gerenciar projetos

by Redação

Por: Renata Brum, Comunicação Segem/Redação

Dando continuidade ao calendário de capacitação técnica dos gestores que supervisionam os estagiários do Governo de Mato Grosso do Sul, o Programa de Estágio realiza nos dias 2, 9, 16 e 23 de maio, das 8h30 às 10h30, o curso Gerenciamento de Projetos.

As aulas serão ministradas pelo professor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) Mateus Abrita e realizadas de modo remoto, por meio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem Institucional). Os gestores que não puderem participar naquele momento, poderão assistir as aulas gravadas e, para concluir o curso, deverão responder a um questionário.

Para avaliação do aprendizado, os alunos deverão entregar um projeto prático que será analisando pelo professor. Ele adianta que a capacitação é focada em ampliar os conhecimentos e atualizar as técnicas em gerenciamento de projetos.

“A metodologia está voltada para orientar como construir competências para realizar um projeto ou programa. Instruir como entender a relação entre a estratégia das organizações e as ações de políticas públicas, utilizando os processos para planejamento. A ideia é desenvolver e exercitar habilidades para planejar e gerenciar projetos”, explica.

Tendo em vista a importância do tema para a gestão pública, participarão também do curso os setorialistas e pontos focais da Segem (Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo), que atuam no monitoramento das ações estratégicas do Governo do Estado. São eles que gerenciam com as secretarias os contratos de gestão ao longo de cada ano.

A coordenadora de monitoramento das ações estratégicas da Segem, Cléria Saionara Martins, acredita que o curso irá contribuir de forma significativa para o desenvolvimento dos trabalhos desses profissionais.

“Gerenciar projetos é o dia a dia deles, essa capacitação vai acrescentar para a atualização das técnicas e ferramentas utilizadas para otimizar os processos dos projetos que são transformados em ações de governo. Eles vão poder monitorar os projetos de forma mais eficiente”, comenta.

Periodicamente, o Programa de Estágio do Governo de MS oferece cursos especialmente estruturado aos gestores estaduais que monitoram os estagiários em suas respectivas pastas. A iniciativa faz parte do ciclo de supervisão das atividades e visa a qualificação e desempenho dos acadêmicos que participam do programa.

A carga horária de cada curso é de oito horas, divididas em quatro aulas de duas horas. Para completar a capacitação os gestores devem cumprir uma carga horária total de 56 horas-aulas.

Esta é 6ª turma de gestores a realizar a capacitação, a primeira realizou no mês de março deste ano e a programação de cursos segue até setembro de 2024.

Mateus Abrita é doutor em economia e professor na UEMS. Atualmente também exerce a função de Coordenador de Estudos, Análises e Riscos Estratégicos na Segem. É autor de livros sobre economia e possui artigos publicados em periódicos científicos no Brasil e no exterior. É articulista esporádico nos jornais Lê Monde Diplomatique, O Estado MS e Correio do Estado. E comentarista nas rádios Jovem Pan CG e Rádio Educativa 104,7 FM.

Programa de Estágio do Governo de MS

O Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundect e Segov, em parceria com a UFMS, UEMS e Fapec. É coordenado pela Segem. Participam do Programa acadêmicos da UFMS, UEMS, UCDB, IFMS, Uniderp e UFGD.

O objetivo é proporcionar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicadas às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação aos gestores estaduais que recebem os estagiários em suas respectivas pastas.

A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, com seis horas diárias de atividades. É ofertado uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.100,00 e seguro, além de auxílio-transporte, no valor de R$ 200. A duração do estágio é de 12 meses, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.

 

EM PAUTA MS– Todos os direitos reservado à Paulo Azevedo Webdesigner.