Alunos de escolas estaduais foram dispensados mais cedo nesta quarta-feira (19) para a preparação do ‘Dia S” de segurança. A movimentação no horário chamou atenção de quem passava em frente às unidades de ensino. O Estado deixou facultativa a liberação dos alunos para que sejam planejadas as ações desta quinta-feira (20), que tem o objetivo de ressignificar a data, usada como marco de violência, para um dia de tranquilidade e reflexões sobre paz nas escolas.
As instituições que liberaram alunos mais cedo foram a Escola Estadual General Malan, localizada no Bairro Amambaí, e Centro Estadual de Educação Profissional Hércules Maymone, no Bairro Itanhangá Park. Alunos receberam bilhetes em que informavam sobre a dispensa antecipada.
“No dia 19/04, os profissionais da educação realizarão formação extraordinária e os alunos serão liberados ao término do terceiro tempo, às 9h30”, dizia o recado entregue pela escola Hércules Maymone.
No outro recado, da Escola Estadual General Malan, a mensagem foi parecida. “Comunicamos aos senhores pais e responsáveis que amanhã, 19/04, os alunos serão dispensados às 9h30 no matutino e às 15h30 no vespertino. Os alunos levarão atividade complementar referente a essas aulas. Motivo é a reunião pedagógica dos professores”.
Os alunos desconhecem o treinamento, mas afirmaram que serão realizadas palestras e aulas especiais. À reportagem, alguns estudantes comentaram que pretendem ir para a escola, mas que diversos amigos não irão por um pedido dos pais.
Uma das estudantes de 18 anos, da Escola Estadual Hércules Maymone, que não quis ser identificada, relatou que a escola nunca faz coisas diferentes e que “ontem falaram que amanhã teria o ‘Dia S’, que vão ser realizadas apenas palestras e não vai precisar trazer mochila. Eu vou vir porque é um dia diferente”, disse.
Ao Campo Grande News, a SED (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul) disse que serão realizadas diversas atividades para fomentar a paz no ambiente escolar. A dinâmica do evento ainda será divulgada pela pasta.
Fonte: Campo Grande News/(Foto: Mariely Barros)