Por: CGNews/Redação
Nesta sexta-feira (28), o Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) revelou a lista dos 100 parlamentares mais influentes, considerados os “cabeças” do Congresso Nacional. Da bancada de Mato Grosso do Sul, apenas a senadora Tereza Cristina (PP) integra o “seleto grupo”.
A lista, elaborada desde 1994, é baseada em uma série de critérios, pesquisas e entrevistas com parlamentares, jornalistas e analistas políticos. O levantamento não estabelece uma hierarquia entre os influentes, organizando os congressistas apenas em ordem alfabética.
O relatório abrange os parlamentares no efetivo exercício do mandato durante o período de avaliação, que considera o desempenho desde a posse, com foco no primeiro trimestre de 2024. A lista final inclui 69 deputados e 31 senadores, dos quais 24% são novos em relação à edição anterior.
Para identificar os “cabeças do Congresso”, o levantamento avalia o protagonismo no processo legislativo, incluindo a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações. Além disso, são considerados critérios como a facilidade para conceber ideias, elaborar propostas e liderar debates.
A senadora de Mato Grosso do Sul foi reconhecida como uma “formuladora”, título destinado a parlamentares que se especializam em determinadas áreas e são considerados produtivos.
Além da listagem geral, Tereza Cristina está entre as 16 mulheres mais influentes do Congresso, ao lado de senadoras como Daniella Ribeiro (PSD-PB), Eliziane Gama (PSD-MA) e Professora Dorinha Seabra (União Brasil-TO).
O levantamento também identificou 50 parlamentares em “ascensão”, mas nenhum representante de Mato Grosso do Sul figura nesta categoria.