Por: O Progresso/Redação
Campo Grande foi uma das cinco cidades selecionadas, entre 67 municípios inscritos, para participar da 4ª Jornada de Inovação – Cidades que Participam, com início em agosto de 2023 e duração de nove meses.
Realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Projeto ANDUS e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), durante os próximos nove meses, Campo Grande participará de atividades colaborativas e de aprendizagem, que contam com o apoio de um time remoto de facilitadores, especialistas e profissionais do setor para desenvolverem uma solução para o desafio apresentado.
“Para participar, nosso município mobilizou uma equipe multisetorial, composta por 5 pessoas, entre servidores da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) e Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep); apresentamos um desafio vivenciado na gestão de resíduos sólidos e participamos de uma oficina para refinar a proposta”, explica a Diretora de Planejamento e Monitoramento da Planurb, Mariana Massud.
Segundo ela, ser selecionado em projetos como esse, demonstram que Campo Grande está no caminho do planejamento urbano ordenado e sustentável, reforçando o compromisso com a implementação da Agenda 2030.
As equipes selecionadas vão receber apoio técnico e metodológico da Enap e de instituições parceiras para desenvolverem soluções inovadoras que equacionem as dimensões técnica, ambiental, social e econômico-financeira da prestação dos serviços de resíduos sólidos urbanos e que promovam a economia circular.
O desenvolvimento das soluções será focado em três abordagens complementares e interdependentes: combate à mudança do clima, promoção da coleta seletiva e da inclusão social, e fortalecimento da gestão regionalizada. Após trilhar com sucesso a Jornada, uma equipe poderá ser contemplada com consultoria adicional para implementação da solução até 2024.
Projeto ANDUS
O Projeto ANDUS é um projeto de cooperação técnica executado pelo Ministério das Cidades e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) em parceria com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha como parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI).
É implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.