Bodoquena: tudo que você precisa saber sobre esse paraíso!

A Serra da Bodoquena está entre as maravilhas naturais que podem ser encontradas no Mato Grosso do Sul. Ela recebeu esse nome pois fica localizada justamente na parte da região serrana que possui esse nome, o qual na língua tupi-guarani significa “nascente em cima da serra”.

Talvez você já saiba que a Serra da Bodoquena é muito famosa e atrai milhares de turistas o ano todo. Mas você sabe o motivo disso tudo?! Não?! Então vem com a gente conhecer um pouco mais sobre esse lugar tão encantador.

Conheça Bodoquena

A cidade de Bodoquena possui características das típicas cidadezinhas do interior do Mato Grosso do Sul, com poucos moradores e muita receptividade. Ela possui 8 mil habitantes e é considerada o 46º maior município do Estado, apesar disso, somente em 1980 pode conquistar a tão sonhada categoria de município.

A pequena cidade com a área territorial de 2.507,244 Km², fica muito bem localizada. Para se ter uma ideia, ela está situada a apenas 70km de Bonito e 265 km da capital Campo Grande.

Bodoquena faz parte do importante cinturão turístico sul-mato-grossense, graças a sua boa localização, que fica entre Bonito e Miranda, portal de acesso ao Pantanal, o que significa que o trajeto até o local é bem simples.

Parque Nacional da Serra da Bodoquena

Parque Nacional Serra da Bodoquena

Apesar de pequena, Bodoquena apresenta um grande potencial turístico, de modo que não poderia ficar de fora do complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, juntamente com as cidades de Bonito, Jardim e Guia Lopes da Laguna.

Como chegar até Bodoquena?

Para chegar diretamente até a cidade de Bodoquena você tem duas opções, através de carro ou ônibus. Isso porque os aeroportos mais próximos ficam nas cidades vizinhas de Bonito, Campo Grande e Corumbá.

Se você optar pelo carro, saindo de Campo Grande são aproximadamente 3 horas e 20 minutos de viagem pela BR 262 até Miranda, e depois, a MS 339 que liga Miranda a Bodoquena é  o melhor caminho para chegar a cidade.

Agora se você preferir fazer essa viagem de ônibus, a duração será um pouco mais longa, com aproximadamente 5 horas de viagem saindo da rodoviária de Campo Grande. Esse trajeto é feito todos os dias pela Viação Andorinha.

Melhor época do ano para conhecer Bodoquena?

O clima tem grande influência em sua experiência turística, ele pode tanto contribuir quanto afetar seu passeio. Por isso, é muito importante saber qual a melhor época do ano para conhecer esse destino, ainda mais porque as atividades aquáticas estão entre os principais atrativos de Bodoquena e região.

O calor intenso é predominante em quase todo o ano, na região, onde os termômetros registram facilmente a marca dos 38 graus. Esse período do ano é uma boa opção para visitar a cidade, que possui diversos pontos para se refrescar, como rios, lagos, cachoeiras e piscinas naturais.

Em compensação existem algumas épocas do ano não tão recomendadas assim para viajar para o destino. Elas ocorrem nos períodos de inverno intenso, como na segunda quinzena de julho, e também de muita chuva, como costuma ocorrer na primeira quinzena de março, por exemplo, nesse caso se você puder evitar, é a melhor opção.

Em Bodoquena a natureza é exuberante e possui características típicas do cerrado sul-mato-grossense, além disso, a cidade conta com atividades turísticas diversificadas agradando a todos os gostos e idades. Vale muito a pena incluí-la em seu roteiro de viagem.

Uma ótima opção é combinar uma programação em Bodoquena com seu roteiro de viagem para Bonito, já que as duas cidades ficam bem próximas. Confira agora as principais atrações de Bodoquena, que você não pode perder!

Bodoquena, o lugar ideal para praticar Ecoturismo

Bodoquena é um dos destinos perfeitos para conhecer de perto e aproveitar o ecoturismo brasileiro. Não é atoa que esse estilo de atrativo se faz tão presente em suas atividades turísticas e acaba sendo o programa mais procurado pelos visitantes.

Quem viaja para Bodoquena volta para casa com uma grande bagagem de novas experiências de contato com a natureza, além de boas lembranças de aventura e emoção vividas nesse lugar. Você também pode aproveitar os cenários paradisíacos proporcionados pela própria natureza para tirar belíssimas fotos.

 

Serra de Bodoquena e Ecoturismo

Ao contrário de Bonito e de outras cidades turísticas em Bodoquena existem muitas atividades que podem ser realizadas sem o acompanhamento do Guia credenciado. Com exceção de alguns atrativos como Boca da Onça Ecotour e a Trilha de Cachoeiras da Serra da Bodoquena.

Mas você também pode optar pelo acompanhamento dos guias em todas as suas atividades, assim você fica sabendo o que é permitido ou não de acordo com as regras de preservação do meio ambiente.

Vale lembrar que para visitar os pontos turísticos de Bodoquena, você não pode deixar de lado o espírito de aventura e a disposição de sobra. Mas tenha certeza de que ao final você será muito bem recompensado pelas belas paisagens e pela paz que o local oferece.

Principais pontos turísticos de Bodoquena

Boca da Onça

A charmosa e receptiva Fazenda Boca da Onça conta com uma área de 55% de reserva natural. E os outros 45% são destinados para a atividade pecuária, muito comum no estado do Mato Grosso do Sul.

Já a Cachoeira Boca da Onça recebeu esse nome pois a formação rochosa que fica bem no meio da cachoeira, lembra muito a face de uma onça. Mas fique tranquilo, você não se deparará com onças selvagens por lá.

Os seus 156 metros de queda livre, fizeram com que ela recebesse o grande título de cachoeira mais alta de todo o estado do Mato Grosso do Sul e também que ela esteja entre as cachoeiras mais altas do Brasil.

E não para por aí, aos pés da cachoeira existe um deque para observação, com cadeiras aconchegantes para relaxar e apreciar essa beleza natural no alto do paredão do cânion. E que tal aproveitar ainda mais essa experiência tão especial tomando um banho refrescante em uma piscina natural?!

E para os mais corajosos aí vai uma atividade que vocês não podem deixar de fazer no atrativo Boca da Onça Ecotur. Se trata do rapel de plataforma, reconhecido como o maior rapel do Brasil, isso mesmo, são 34 metros de comprimento e outros 15 metros de avanço sobre o precipício do Rio Salobra. Sua estrutura metálica está instalada no alto da cachoeira.

O atrativo ainda oferece um treinamento de preparação para que os visitantes possam participar do rapel, ele acontece no receptivo em uma plataforma de aproximadamente 7 metros. Mas não se esqueça de consultar as restrições do rapel.

Cachoeira Buraco do Macaco

Buraco do Macaco

O Buraco do Macaco se trata de uma cachoeira dentro da caverna, ela se formou a partir da erosão do Córrego da Boca da Onça e possui características bem peculiares. São 7 metros de altura, 9 metros de largura e apenas 4 metros de profundidade.

Para adentrar a caverna é preciso percorrer a nado um túnel de aproximadamente 5 metros, que tem uma visão privilegiada para a água que cai em seu interior. Esse é um dos pontos para banho da Boca da Onça.

Suas paredes tem textura grossa e acinzentada, que criam um visual de beleza inigualável. Se só ouvindo falar o local já parece tão incrível, imagina conhecendo pessoalmente!

Refúgio Canaã

O Refúgio Canaã é o lugar ideal para você relaxar, esquecer dos problemas e desacelerar a rotina corrida do dia a dia. E esqueça os eletrônicos, o intuito desse atrativo é que você deixe o celular e as redes sociais de lado e se conecte com oque há de mais bonito ao seu redor, a natureza.

Tenho certeza de que algumas horas longe dos eletrônicos não vão fazer mal a ninguém, aliás, é bem provável que você nem se lembre deles ao chegar no local, afinal existem muitas belezas naturais esperando por você, uma delas é o famoso cânion do rio Salobra de águas extremamente cristalinas.

O atrativo ainda conta com uma divertida tirolesa e um delicioso almoço com pratos típicos da culinária sul-mato-grossense são servidos todos os dias, aproveite que valor já está incluso no ingresso, e vem experimentar essas delícias!

 

 

 

 

 

Rio Salobra

Acredito que com tanta menção do Rio Salobra por aqui, você já tenha percebido que ele é muito famoso e atrai muitos turistas em Bodoquena. E motivos não faltam para isso, afinal tenho que admitir que sua beleza é inigualável, um verdadeiro presente da natureza.

Para se ter uma ideia de como o visual é tão espetacular, o Rio Salobra formou um cânion com paredões de mais de 100 metros de altura. E ainda passa pela mata fechada.

Canion Rio Salobra

E não para por aí, a água do Rio Salobra é de uma cristalinidade sem igual, outro detalhe que deixa esse ponto turístico ainda mais especial. Ao final do passeio pelo Rio Salobra você sairá com belíssimas fotos e memórias inesquecíveis.
Trilhas e Cachoeiras da Serra da Bodoquena

Trilha em Bodoquena

Que tal se refrescar em vários pontos diferentes?! Nas Trilhas e Cachoeiras da Serra da Bodoquena isso é possível, são diversas cachoeiras e piscinas naturais espalhadas por todo o atrativo que fica em meio a uma trilha de 2,5 quilômetros às margens do Rio Betione.

O atrativo ainda conta com um balneário muito bem equipado e diversas outras atividades de lazer como stand up paddle, redário, sala de tv, piscina para adultos e crianças e muito mais. E que tal fechar o dia com chave de ouro em um divertido passeio de barco.

Está esperando o que para conhecer as belezas que a Serra da Bodoquena reserva para você?

 

Fonte: Agência Ygarapé

 

Related posts

Governo lança licitações com R$ 45 mi em investimentos em infraestrutura urbana para três municípios

SES realiza 22º Encontro Estadual de Auditores do SUS de Mato Grosso do Sul

Novembro Roxo: referência em atendimento neonatal, HRMS já atendeu mais de 110 prematuros em 2024