Por: Campo Grande News/Redação
Atleta de Campo Grande, Vicenzo Santullo Pisciottano, de 14 anos, foi campeão Sul-Americano de Jiu-jitsu no domingo (30). O jovem disputou na categoria infanto-juvenil 2, na faixa verde. Há nove anos praticando o esporte, esta foi a primeira vez que adolescente disputou o campeonato, que aconteceu no Rio de Janeiro.
A mãe do atleta, Anna Cristina Santullo, de 45 anos, destaca que este é o campeonato internacional de maior relevância no jiu-jitsu no Brasil. Vicenzo iniciou no esporte quando tinha 6 anos, e também pratica a luta olímpica wrestling e está classificado em 2° lugar no ranking nacional de wrestling, que segundo ela complementa o jiu-jitsu.
Anna contou ao Campo Grande News que assistiu à luta remotamente, junto com diversos amigos do atleta, pelo Youtube. “Torcemos por ele em cada minuto, cada finalização, cada momento na luta. É muito gratificante como mãe, porque ele é um jovem determinado no esporte”, relata a mãe.
O atleta pontua que está orgulhoso pelo resultado obtido neste final de semana. “Estava vindo de campeonatos ruins, com performances que eu não queria, mas esse me consagrei campeão, fazendo uma coisa que eu amo muito”, destacou. Vicenzo conta que em duas lutas finalizou com o golpe kimura, e ganhou a final com seis pontos.
Ela destaca que devido ao alto desempenho do filho, a expectativa é de que nos próximos anos o atleta dispute outros campeonatos internacionais de grande relevância, motivo pelo qual está aprendendo a falar inglês.