Por: MidiaMax/Redação

(Divulgação)

Após encerradas as convenções partidárias em Mato Grosso do Sul, os partidos precisam se atentar ao prazo de homologação das candidaturas, que termina no dia 15 de agosto, próxima quinta-feira.

Cada sigla, coligação ou federação partidária pode ter somente um candidato a prefeito e vice em cada município. No caso de vereadores, cada partido pode ter como candidatos até o número total de cadeiras a serem ocupadas, mais um.

Em Campo Grande, por exemplo, o número de candidatos a prefeitura caiu de oito para sete nomes. São os candidatos: Rose Modesto (União), Adriane Lopes (PP), Camila Jara (PT), Beto Figueiró (Novo), Ubirajara Martins (DC), Luso Queiroz (Psol) e Beto Pereira (PSDB).

Pelo calendário eleitoral deste ano, após as convenções, os partidos têm até 15 de agosto para protocolar o registro de todas as candidaturas. Até o momento, conforme o DivulgaCand (Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais), 72 candidatos a prefeitos e vice, além de 1.920 candidatos a vereadores em cidades de MS, já homologaram a candidatura.

O 1º turno do pleito está marcado para 6 de outubro e já o 2º turno será no dia 27 de outubro, conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Mais de 2 milhões de eleitores devem comparecer às urnas nos municípios de MS para eleger prefeitos e vereadores.

Divulgação de candidaturas

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, os objetivos do DivulgaCand são garantir a transparência dos dados e ajudar na escolha dos prefeitos e vereadores nas eleições de outubro.

Na página, é possível acessar informações sobre os cargos, candidaturas, atas das convenções partidárias e resumos das prestações de contas dos partidos.

Já nas informações individuais, é possível ver a situação do registro do candidato, a foto, o nome e o número dele na urna, a relação de bens e as certidões criminais. As propostas de governo dos candidatos ao cargo de prefeito também estão no sistema do TSE.