Início » Conferência Regional da Agricultura Familiar é realizada em Coxim

Conferência Regional da Agricultura Familiar é realizada em Coxim

A conferência reuniu aproximadamente 200 representantes da Agricultura Familiar dos municípios de Pedro Gomes, Sonora, Figueirão, Rio Verde, Rio Negro, Coxim, São Gabriel do Oeste, Alcinópolis, Chapadão do Sul, Paraíso das Águas, Costa Rica e Camapuã.

by Redação

Por: Fládima Christofari, Comunicação Agraer/Redação

(Foto: Eder Vasquez, Seaf)

Agricultores familiares e entidades representativas da agricultura familiar, comunidades tradicionais e povos originários se reuniram nesta sexta-feira, 26 de maio, na Câmara Municipal de Coxim para a Conferência Regional da Agricultura Familiar.

A conferência na região norte de Mato Grosso do Sul reuniu aproximadamente 200 representantes da Agricultura Familiar dos municípios de Pedro Gomes, Sonora, Figueirão, Rio Verde, Rio Negro, Coxim, São Gabriel do Oeste, Alcinópolis, Chapadão do Sul, Paraíso das Águas, Costa Rica e Camapuã.

O evento é organizado pela Seaf (Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) com apoio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) com o objetivo de ouvir as demandas e encaminhá-las ao Poder Executivo de Mato Grosso do Sul.

Entre os participantes estavam o deputado estadual Zeca do PT e o prefeito de Coxim Edilson Magro, o prefeito de Pedro Gomes Willian Fontoura, representantes dos CMDR´s, vereadores, presidentes de associações e demais autoridades locais.

Zeca do PT reforça que as conferências regionais da Agricultura Familiar são fundamentais para organizar e catalogar as principais dificuldades dos produtores e a diversidade dos agricultores presentes no Estado. “Do ponto de vista da expressão da representatividade das lideranças presentes, Agraer e a Seaf irão organizar e catalogar essas demandas para transformá-las em um documento para ser apresentado à Assembleia Legislativa, ao Governador, ao Ministro da Agricultura e à Presidência da República”, frisou o deputado estadual.

“Essa é uma iniciativa muito importante do Governo do Estado, da Agraer, de todos os órgãos do governo e todas as autoridades presentes para que nós possamos fazer com que o agricultor plante, que a sua produção saia de lá e que ele venda na cidade”, destacou o prefeito Edilson Magro.

O vereador de Coxim Abílio Vaneli apontou que o evento é necessário para os agricultores familiares da região norte que precisam de mais políticas públicas para crescerem e se desenvolverem. “Nós temos muitos assentamentos na região por parte do crédito fundiário com pequenos agricultores que possuem dificuldades de permanecer na propriedade. Alguns estão endividados e não conseguem realizar os pagamentos do crédito fundiário ou do próprio Pronaf e precisam ser resgatados pelas políticas públicas do governo para poder voltar a entrar no mercado, produzir e fazer com que sua produção chegue até a cidade”, exemplificou.

O Secretário Executivo da Agricultura Familiar Humberto de Mello e o diretor-presidente da Agraer Washington Willeman agradeceram as contribuições apresentadas e reafirmaram o compromisso em fortalecer a agricultura familiar em Mato Grosso do Sul com amparo do governo estadual e federal.

A próxima conferência será realizada em Ponta Porã, no dia 02 de junho, com a presença de representantes dos municípios de Antônio João, Aral Moreira, Amambai, Paranhos, Ponta Porã e Coronel Sapucaia.

 

 

EM PAUTA MS– Todos os direitos reservado à Paulo Azevedo Webdesigner.