Por: CGNews/Redação
Área da Expocana do ano passado; evento deste ano ocorre em março (Foto: Divulgação).
Considerado maior evento de bioenergia de Mato Grosso do Sul, a terceira edição da Expocana, acontece de 25 a 27 de março deste ano em Nova Alvorada do Sul, a 116 km de Campo Grande. O anúncio foi feito no fim de semana pelos organizadores da feira.
Área de 180 mil metros quadrados foi reservada para a feira, que terá campos tecnológicos de variedades de cana-de-açúcar, de milho, soja e sorgo, além de palestras, exposição de máquinas e demonstração de tecnologias voltadas ao setor.
Organizado pela Sulcanas (Associação Sul-mato-grossense de Cana) com apoio da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), o evento faz parte do calendário oficial de Mato Grosso do Sul, importante produtor de energia limpa e renovável a partir da cana e do milho.
Em um formato de feira multisetorial, a Expocana 2025 vai reunir fornecedores de cana, usinas, empresas de insumos e máquinas agrícolas, laboratórios, consultorias ambientais e entidades do setor produtivo. De acordo com a organização, pelo menos 120 expositores já estão confirmados.
Além de permitir troca de experiências e novas parcerias estratégicas, o evento apresenta os avanços tecnológicos que impulsionam o setor bioenergético, incluindo novidades em mecanização, biotecnologia, sustentabilidade e eficiência produtiva. A programação inclui ainda série de palestras e painéis com especialistas.
Atualmente, Mato Grosso do Sul tem 22 usinas de bioenergia em operação, responsáveis por 30 mil empregos diretos, e 50 fornecedores de cana. Nova Alvorada do Sul está entre os municípios com maior área de cana do Brasil, concentrando pelo menos 100 mil hectares de cultivo da matéria-prima.